segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Angola: É preciso saber descer!

As autoridades angolanas ainda não desceram do pedestal, ainda não estenderam a mão a selecção togolosa e nem as restantes selecções africanas depois do ataque que matou dois jogadores togoleses e um motorista angolano na passada sexta-feira. Apesar de todos os discursos, movimentações, promessas e tudo o resto.
É uma vergonha!!! A sua atitude ultrapassa os limites do que pode ser considerado concebível nas relações de solidariedade, fraternidade e RESPEITO. Aliás, que são todos os elementos subjacentes a maior festa africana de futebol que Angola tanto se esforçou para acolher!
O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, disse a propósito o seguinte: "Um ataque terrorista teve lugar perto da fronteira entre o Congo Brazzaville e a província de Cabinda e causou a morte de dois membros da delegação togolesa. Condenamos este acto vergonhoso, mas a competição em Cabinda vai continuar em homenagem a estas saudosas figuras do desporto africano e internacional." Ler mais em: http://www.panapress.com/freenewspor.aspcode=por008777&dte=10/01/2010
Também o primeiro-ministro, Paulo Kassoma, apresentou condolências a selecção do Togo neste sábado em Cabinda e prometeu reforçar as medidas de segurança. Este limitou-se a lamentar a desistência da formação togolesa e , claro, pedir, NESTE MOMENTO, apoio ao seu povo para que os "palancas negras" ganhem o CAN! Mais sobre o pronunciamento do ministro pode ser lido em: http://jornaldeangola.sapo.ao/16/70/prova_continua_como_previsto
Quer num, quer noutro pronunciamento faltou a palavra DESCULPA.
Não vale de nada tentar esconder a sua CULPA (que seguramente eles pensam que não tem..) neste acto, ou pior, ser ARROGANTE a tal extremo que se tornem cegos a sua PRIMEIRA E MAIOR FALHA. Afinal chegou a hora de reconhecer que Cabinda não deveria ter sido escolhida como uma das sedes do CAN 2010 e ponto final!
O facto de formação do Togo ter ou não atravessado a fronteira, fazendo um percurso perigoso, não é na verdade a ORIGEM da questão, pode no máximo ser considerada uma CONSEQUÊNCIA. Portanto, pensem bem antes de chamar terrorista aos homens que cometera este acto porque o maior TERRORISTA é o governo angolano que escolheu Cabinda para acolher a festa do futebol!
Então, não atirem o pesado fardo para quem não tem culpa...

Sem comentários:

Enviar um comentário