domingo, 1 de agosto de 2010

De Nelspruit a Cape Town uma distância a considerar....

Hoje: "Estive em Cape Town...", "Fui a um concerto de jazz em Cape Town..." "Essa foto minha é no waterfront em Cape Town..."
Ontem: "Fomos as compras em Nelspruit...", "Vou passar o fim de semana em Nelspruit...", "Aquela camiste é do Mr Price..."
Pois é... uma distância de 1779 km  entre as duas cidades que muitos moçambicanos de classe média-alta reduziram a quase nada em curto espaço de tempo. Até principios dos anos 2000 Nelspruit cresceu bem também graças ao dinheiro que os moçambicanos lá deixavam. De há cerca de quatro anos o discurso é outro. Acredito que a injecção dos turistas moçambicanos no sofisticado turismo que se faz na Cidade do Cabo, ou Cape Town se preferirem..., não passará tão despercebido assim.
Caso para perguntar se houve evolução na escolha dos destinos pelas vantagens que a "nova town" oferece, se é pela quantidade de excelentes músicos mocambicanos que lá residem e vao assistir ao seus concertos, ou se é pela vontade de fazer o que os outros fazem...
Se for pela beleza natural, e os atractivos culturais e outros que a cidade oferece, então, é mesmo lindo de se ver! Se for para assistir aos grandes shows de jazz que sao uma referencia no continente, também é de louvar. Mas for por falta de criatividade e por vontade de se identificar com certos estereotipos e cliches, então... fico mesmo muito triste...
Mas continuarei a ouvir essas conversas e a ver as fotos da grande "town" com respeito, na esperança de encontrar vontade própria, identidade, originalidade, etc... nos turistas saídos da cidade das acácias.

Sem comentários:

Enviar um comentário