segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Indígenas, Reservas e Segregação

E mais um dia mundial para uma reflexão ou mero levantamento de questões ou de provocações... Hoje é dia mundial dos povos indígenas.
O que é indígena? Diz o dicionário que é "o que é natural do lugar ou país que habita, aborígene, autóctone", logo, todos somos indígenas e hoje deveria ser "o dia de todos nós". Ou será que esta palavra deixou de ser abrangente?
Parece-me que sim. Ouvi hoje uma peça sobre a data e falava sobre indios brasileiros e do seu receio em relação a chegada rápida do progresso as suas regiões. Há o receio que o seu presente e o seu legado seja engolido com a chegada dessa visita.
Custou mas percebi, que a palavra indígena pode querer dizer actualmente povos em extinção.
E não pude deixar de fazer mais uma vez uma associação, que pode parecer infeliz mas que é verdade, que no tempo colonial os portugueses usavam o termo indígena para chamar os naturais de Moçambique. Uma palavra que que teve um peso depreciativo muito forte na altura, uma vez que a carga era discriminatória, e até hoje se um estrangeiro se dirigir aos moçambicanos neste moldes acredito que os podem ofender. Embora eles, tal como todos os outros, são indígenas e ponto final!
Conversando com a autora da entrevista sobre os indios, fiquei a saber que afinal eles próprios, os indios, se autodenominam indíginas. Sendo assim, não está mais aqui quem escreveu para os indios e para os outros mas para mim mesma... eu e os meus problemas...
E como se não bastasse esses indígenas indios costumam estar agrupados ou vivem em reservas. Mais um termo que pode ter vários significados mas que me lembra, neste caso, as reservas animais... Bem, provavelmente a problemática sou eu que carrego os estigmas da segregação já de antemão, por herança.. sei lá!
E outra provocação ou pergunta: até que ponto o Homem não quer aceitar a evolução do mundo? Todos os dias desparecem especies e surgem outras novas. Não é preciso saber aceitar? Não estou de forma alguma a ser irresponsável com o planeta azul, ou verde... Defendo que temos de cuidar do mundo para uma vida melhor no presente e garantir o futuro dos próximos. Mas também existe o curso NORMAL da vida, não?
Até que ponto esta questão é FORÇADAMENTE ou INCONSCIENTEMENTE esquecida?
E como diz o meu colega mais velho, estas são etiquetas colonialistas...
E outro mais velho acrescenta, hoje com mais peso...

Sem comentários:

Enviar um comentário