sábado, 4 de dezembro de 2010

Costa do Marfim: uma parte para Gbagbo, outra para Ouattara

Depois das eleições presidenciais de domingo na Costa do Marfim, a comissão eleitoral local anunciou na última quinta-feira a vitória do candidato Alassane Ouattara, mas o Conselho Constitucional deu vitória ao presidente Laurent Gbagbo. Este último tomou posse hoje e o seu rival tomou posse também num hotel do país. Gbagbo tem as forças armadas nas mãos que controlam o sul, cujas fronteiras foram fechadas, e Ouattara tem o apoio das forças novas que controlam o norte, cujas fronteiras estão abertas.
A tensão está instalada no país, já se sente novamente o cheiro da guerra civil. Gbagbo caminha para o isolamento porque a comunidade internacional discorda do seu açambarcamento do poder, e nem as grandes organizações africanas estão do seu lado. E lembrando que as fronteiras do norte estão abertas, portanto tudo pode entrar por ai, incluino armas e homens. 
Mais uma "tipica crise" da região Ocidental de África, onde as alianças militares são decisivas para a conquista e manutenção do poder. Isto quando não entra para o palco do conflito a questão étnica...
Tal como muitos países da África Ocidental a Costa do Marfim é rica em recursos minerais tais como o petróleo, gás natural e diamantes, para além do seu potencial agrícola. Ele é o maior produtor de cacau do mundo. E a instabilidade reina por isso lá.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário