terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Em nome das vendas...

Vi hoje a foto de um livro cujo o titulo e "A cidade do Sol" e em cima do titulo vinha o nome do autor, mas o que achei estranho foi logo de seguida vir o seguinte: autor de O caçador de pipas.
Nunca vi se fazer publicidade de outras obras na capa, na contra-capa, e noutras partes sim, mas na capa? e com letras garrafais??
Sei que o momento pede um marketing agressivo em nome de grandes vendas, mas de forma tão descarada assim?
Para mim esta modalidade traz mais coisas negativas do que boas, por exemplo, os pais quando tem um novo filho dão-lhe um nome mas não dizem aos seus conhecidos que o novo membro da familia é irmão de X e depois o seu nome. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Até porque se eu não gostar de um sujeito posso estar, de forma inconsciente ou consciente, bloqueada, de forma natural, para conhecer outros parente próximos (embora o correcto seja não julgar as pessoas pelo que os seus parentes são...). E tambem se não gostar de abordagens agressivas e indiscretas posso não me interessar pela obra, pode até criar repulsa.
Vou fazer uma comparação arrogante, mas não deixa de ser o que penso... Este tipo de marketing iguala-se ao dos filmes "comerciais"...
Até que ponto esta necessidade de vender vulgariza e desvaloriza uma obra e o seu autor?
Pode ser até resitência a coisas novas, mas será que não se pode manter a classe?


Foto: Bettina Riffel

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