sábado, 9 de julho de 2011

As missangas do fio...

Nao é o fio da missanga de Mia Couto, sao mesmo as missangas do fio que estao aqui em causa. Depois de muitos anos de vida descobri no ano passado, na minha terra, um cinto feito a base de missangas que entre outros fins serve para proporcionar mais prazer sexual ao homem. Vi uma amiga minha a usar o tal fio como um cinto convencional, ou normal...  e pedi logo um para usar nas minhas jeans quando ela explicou-me que afinal o mesmo deve ser usado directamente na pele para fazer o homem tocar o teto quando o sente na sua pele. Fiquei muito admirida com o facto e tambem com o tamanho da minha ignorancia... Onde te acantonaram ritos de iniciacao?

Em conversas femininas lá vou eu falando do tal cinto, espalhando a boa nova para as inúmeras senhoritas da cidade que o desconhecem. E a minha ignorancia em relacao ao tal cinto nao foi completamente destruida, explico-lhes erradamente que o mesmo é feito de vulgares missangas, quando sou interrompida por um homem de cinquenta anos que cresceu na provincia de Cabo Delgado, regiao norte de Mocambique, onde é muito comum este cinto maravilha. Eis a explicacao do sabio Adelino:
Para se fazer o cinto usam-se missangas da semente de um fruto silvestre que só dá duas cores: vermelho e preto, e as missangas podem ser intercaladas com as sementes de ricino, que sao oleosas, e que também tem o mesmo tamanho das missangas, mas sao castanhas.

No norte de Mocambique, particularmente na província de Cabo Delgado, seguindo a tradicao da regiao, para além de servir de enfeite para a mulher, o cinto também é usado como algo sensual, ele causa uma maior sensibilidade na hora do prazer sexual porque a semente da ricino aquece ou é quente e ao sentir esse aquecimento o homem sente-se mais estimulado.
No litoral, em substituicao da semente do ricíno, porque nestas regioes nao existe a árvore de ricino, as mulheres usam pedrinhas do mar com forma esférica. Essas pedrinhas para além de servirem de enfeite, sao agradáveis ao contacto, quer da pele como das maos masculinas. Como se estivessem a rezar o terco...

Obedencendo a ordem comercial e a talvez também devido ao difícil acesso as missnagas originais, os cintos sao agora já sao feitos a base de missangas vulgares produzidas em série em fábricas chinesas. Já os vi a venda em cabelereiros, e também sei de gente que os faz. Só nao sei se esta "versao" é tao quente como explica o mais velho...

Assim fiquei a saber mais sobre o cinto maravilha e lembro-me agora de já ter visto algumas mulheres usarem-no e ter estranhado muito, ter até desconfiado de algo mau...
Afinal quem estava mergulhado em algo mau era eu... elas áa sabiam o quanto a vida pode ser mais doce!

2 comentários:

  1. Esse cinto maravilha também funciona em tugas? Se sim quando voltar a Maputo tens de me indicar onde se compra. ; )

    ResponderEliminar
  2. Se os tugas tem sensibilidade... ;-)
    He, he, he... Com todo o gosto de indico, sim! Sao bem giros

    ResponderEliminar