sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UNITA: apoia manifestações, mas não faz

O partido no poder em Angola, MPLA, acusou na última semana a UNITA, o maior partido da oposição, de estar por trás das manifestações que tem estado a acontecer no país. Entretanto, o partido do galo nega as acusações e aponta o dedo acusador ao partido no poder no que diz respeito a sua actuação nesta onda de manifestações. Eu, através da Deutsche Welle, conversei com o secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata:

Nádia Issufo: O MPLA acusa a UNITA de estar por trás das manifestações que estão a acontecer em Angola e acusa-o de também de ser um dos princípais executores das contestações. Isto constitui verdade?

Abílio Camalata: Não é primeira vez que a UNITA responde a isso, a UNITA já disse várias vezes que quando chegar a altura de organizar manifestações, e nós temos exactamente limites que estão relacionados com a lei eleitoral e tem de estar de acordo com a Constituição, e se isso não vier a acontecer nós estaremos ai para fazer as manifestações. Neste preciso momento a UNITA não convocou nenhuma manifestação, mas está ao lado dos manifestantes, porque está consagrado na Constituição e é direito do cidadão poder se manifestar. Portanto, não há aqui crime nenhum e até os individuos que fizeram o pedido ao governo de Luanda para fazer as manifestações são conhecidos, e se perguntarem aos senhores do governo de Luanda, eles sabem que não há lá nenhum pedido da UNITA para fazer manifestações.

NI: O MPLA acusa a UNITA de engendrar um plano para derrubar o presidente angolano. Isto é verdade ou nao?
AC: Não, o regime é que está a derrubar-se a si próprio. Nós já dissemos que o regime do MPLA e o presidente José Eduardo dos Santos há mais de 32 anos no poder, com um sistema de governo marcado por uma corrupção galopante, tudo isso leva a que a situação não seja das melhores e por isso a sociedade manifesta-se contra essa situação. Portanto, não é a UNITA que tem um plano, nós estamos a fazer o jogo democrático que o MPLA está a viciar, inclusivamente os senhores sabem que a lei eleitoral aprovada é completamente desajustada a Constituição, e é aqui que estamos a fazer a reivindicação dos nossos direitos.

NI: O MPLA marcou outra manifestação para o próximo dia 24, a semelhança dos contestatários do regime, que se manifestam extamente um dia depois. Qual a sua opinião sobre a atitude do MPLA?

AC: O MPLA pode fazer as manifestações que quiser, nós sabemos que quando o MPLA fizer uma manifestação, será de apoio ao presidente José Eduardo dos Santos, que é o primeiro violador da Constituição. O MPLA faz manifestações para vangloriar, mais uma vez, quem está a governar, e muito mal, Angola há 32 anos e bem protegidos pela polícia. Portanto, não há nenhum asurpresa que o MPLA faça uma manifestação onde os seus militantes estejam presentes, isso para nós não é manifestação, agora que o MPLA sabe que o povo está a organizar manifestações sérias contra o seu regime, isso o MPLA tem mesmo de saber que é uma verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário