domingo, 4 de setembro de 2011

Weinfest im Deutschland

O tradicional chega atrelado ao progresso: uma carroça, cujo motivo é uma garrafa de vinho toda ela decorada em flores, é o centro das atenções, que chega arrastado por umBMW último modelo. Ou então, a princesa, figura quase indissociável das comemorações mais tradicionais alemãs, que chega em grande estilo acenandopara a plebe num carro da VW também recente, com uma taça de vinho na mão conduzida por um motorista que vestia uma polo.
A passagem de testemunho na banda musical: adolescentes com tradicionais roupas regionais, que no dia a dia não dispensam jeans e mp3; tocam ao lado de gente de idade avancadissima.
O polícia alemã, que orienta o cortejo festivo para entrar no dorf, aldeia, de forma ordeira, com um copo de vinho na mão. Dentro do dorf uma ambulância estacionada com dois socorristas que bebiam cervejas em copos bem grandes. Fazia um calor pouco comum de cerca de 30 graus, era dia de festa, até as "regras" que lhes dão fama se afundaram no alcool.
Era uma alegria contangiante, todos falavam alto e ninguém fazia cara feia. Os homens olhavam descaradamente para as mulheres e vice-versa, os alemães metiam conversa com os forsteiros e até se ofereciam para fazer fotos! Todos cantavam, dancavam, comiam e bebiam até não poder mais.
Tudo isso aconteceu no vale de Ahr na Alemanha, região famosa pela produção de vinhos. O dorf, onde aconteceu a festa do vinho, chama-se Ahrweiller, e é dentro de um forte que tem vista linda para as plantações de videiras que fazem a delícia da região. O dia 3 de Setemebro foi, supostamente, o último dia quente do ano. Daqui para frente só se espera cinzento, no céu e nas emoções...

Sem comentários:

Enviar um comentário